O I Encontro de Professores de Literaturas Africanas ocorreu em 1991, na Universidade Federal Fluminense, UFF, quando a área contava com algumas pesquisas de professores que, desde a década de 70, ainda que enfrentando os desafios de trabalhar com uma jovem literatura, começavam a se debruçar sobre a produção literária de países africanos de língua portuguesa e suas respectivas realidades histórico-culturais. Naquela ocasião, o tema deste evento foi Repensando a africanidade. No entanto, enfrentando as dificuldades próprias de seu tempo, como o regime militar no Brasil concomitante aos movimentos de independência nos países africanos de língua portuguesa, além de um Ministério de Educação e Cultura brasileiro pouco receptivo a novos - e subversivos - conteúdos, não foi possível manter uma regularidade desses encontros. Assim, o II Encontro, cujo tema foi Balanços e Perspectivas, só aconteceu 12 anos depois, em 2003, na Universidade de São Paulo - USP, dentro de uma realidade político-social brasileira diversa, em que já foi possível acompanhar a implementação da Lei 10.639/03. A partir de então, ocorreram o III Encontro, que foi realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, em 2007, cujo tema foi Pensando África: Crítica, Ensino e Pesquisa e o IV Encontro, realizado em 2010, em Minas Gerais, na cidade de Ouro Preto, cujo tema foi África, dinâmicas culturais e literárias, organizado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Ouro Preto.

Desde 2007, então, os encontros se tornaram periódicos, acontecendo de três em três anos. Já no III Encontro, atendendo às expectativas e anseios de pesquisadores do Brasil e de outros países, em assembleia que reuniu um número significativo de interessados em fortalecer cada vez mais as pesquisas em torno das literaturas africanas, encaminhou-se a ideia da criação da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (AFROLIC), que foi regulamentada durante o IV Encontro, ocorrido em Ouro Preto em 2010.

O V Encontro teve como sede a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro de 2013, e associou o I Encontro da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos - AFROLIC.

Os acontecimentos das últimas décadas do século XX colocaram em xeque conceitos teórico-críticos de diversas frentes que por muito tempo balizaram as pesquisas em torno do campo cultural. Em paralelo, as questões impostas a partir de uma mundialização econômica cada vez mais galopante, obrigaram pesquisadores do mundo todo a reverem métodos e conceitos e a construírem de alguma forma caminhos possíveis onde as crises da vida material pudessem ser discutidas, questionadas, problematizadas e contestadas. Assim, segundo percursos muitas vezes diversos, muitas vezes afinados, os pesquisadores foram percebendo que era necessário, ainda, percorrer os caminhos de uma possível compreensão de que pensar a literatura é ainda, e cada vez mais, também pensar a questão da identidade. Essa questão que já ocupara importante espaço na primeira metade do século, com o avanço dos nacionalismos fascistas da Europa e, também, com o fenômeno global do fim dos impérios coloniais europeus, que se seguiu à II Guerra Mundial e que configura o fim das ocupações territoriais na África, se renova nas últimas décadas do século XX em função da crise econômica que se estende por todos os territórios nacionais. Assim, tornou-se urgente refletir acerca das novas condições sócio-culturais deflagradas e que incidiram ou impactaram inevitavelmente sobre as relações sociais de cada espaço atingido pela nova conjuntura. Desse modo, o V Encontro de Professores de Literaturas Africanas/ I Encontro da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (AFROLIC) debateu o tema Identidades africanas e comunitarismo supranacional: aproximações, tensões, fricções

O VI Encontro de Professores de Literaturas Africanas/II Encontro da Associação Internacional de Estudos Críticos Literários e Culturais Africanos – AFROLIC - tem como sede a Universidade Federal Rural de Pernambuco, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2016. Relevante mencionar que a expansão dos Estudos Africanos Brasil fez com que nossos pares optassem por levar as discussões até desenvolvidas no eixo Sul e Sudeste para o Nordeste, tendo em vista que boa quantidade de pesquisadores de nossa área se encontram lotados em IES que promovem o debate sobre as literaturas africanas em nível de graduação e pós-graduação, a saber: UFRPE, UFPE, UFRN, UFPB, UFC, UEPB, UNILAB, UECE, UERN, UFCG, UFS, UFBA, UNEB, UPE, entre outras instituições parceiras como a FUNESO, FACHO, FAFIRE e UNICAP.

Como o tema DIZER ÁFRICAS: VOZES, LITERATURA, MULHER, o VI Encontro de Professores de Literaturas Africanas/II AFROLIC lança uma discussão que ainda recai sobre epistemologias identitárias, só que sob uma orientação temática disposta a refletir sobre aspectos estéticos e ideológicos que territorializam em múltiplas encruzilhadas o discurso literário africano quando posto diante de bases orais, literárias e femininas/feministas. Além disso, o evento se propõe a homenagear intelectuais brasileiras que se destacam nos estudos especializados sobre Literaturas Africanas, são elas: Profa.Dra. Rita Chaves (USP), Profa. Dra. Carmen Tindó (UFRJ) e Profa.Dra. Elisalva Madruga (UFPB).

Então que, pelo trânsito das tantas africanidades, montemos acampamento em solo pernambucano para que sob a orientação das brisas do Atlântico possamos chegar a mais um consenso sobre as Literaturas Africanas.



Um bom evento a tod@s!!!!!

A comissão organizadora.